O nosso trabalho, realizado no âmbito de Área de Projecto, tem incidido na reflexão sobre a cidade em que vivemos e na qualidade de vida dos seus cidadãos, detectando os pontos fortes. Procedemos igualmente à apresentação de sugestões que melhorassem certos aspectos que constatámos serem negativos. A criatividade é um dos lados da vida mais enriquecedores e importantes; assim, pensamos que uma forma de desenvolver a cidade passa pela dinamização da nossa escola. Realizamos várias actividades, como a venda de castanhas, a propósito do S. Martinho, uma feira do livro, a exposição de um cartaz cultural e de um top-ten de livros, autorizado pela Bertrand, uma aula de dança, um inquérito à população, etc. Tencionamos ainda realizar outros projectos, como a organização da gala de finalistas e a exibição de filmes no recinto escolar, uma mostra de talentos por parte dos alunos, entre outras actividades. As nossas reflexões conduziram-nos ao seguinte:
No que toca à secção de turismo, acreditamos que este necessita de pontos atractivos no âmbito sociocultural, especialmente porque os centros históricos do Barreiro estão esquecidos e degradados sem qualquer dinamização ou divulgação.
No âmbito cultural e de lazer, o Barreiro conta com espaços ao ar livre, como o Parque Catarina Eufémia, a Mata da Machada, a Avenida da Praia, o Parque da Cidade (inaugurado no ano de 2000, tem áreas próprias para a prática de desporto e de actividades extra-domésticas, incluindo courts de ténis, pistas de skate e paredes de escalada e cafetarias). Neste, encontra-se uma das mais recentes ofertas culturais do concelho, o Auditório Municipal Augusto Cabrita, que oferece aos cidadãos exibições de teatro, cinema e exposições. A companhia de teatro da cidade “Arte Viva” também tem sido relevante para a cultura, apresentando peças de qualidade reconhecida, ao longo de 28 anos.
A respeito do sector da indústria e dos serviços, o Barreiro carece de qualidade e variedade, não satisfazendo as necessidades gerais. Uma grande percentagem da população vê-se obrigada a deslocar-se a outras cidades, como Montijo, Almada e Lisboa, para colmatar as suas necessidades básicas de aquisição. No entanto, é de referir que um futuro Fórum Barreiro, com abertura prevista para o final de 2008, irá, não só trazer 3000 postos de trabalho, mas também dinamizar e requalificar a cidade.
Actividade proposta pela organização do CCC
. Cartaz Cultural (Janeiro ...
. D.B. «Fotografar o Barrei...
. Cartaz Cultural de Fevere...
. D.B. «Uma aula só de refl...
. D.B. «Uma aula só de refl...
. Barreiro
. Câmara Municipal do Barreiro
. Rostos
. Vários
. Educare (Portal da Educação)
. Edusurfa
. Jornais
. MTV
. Olhares
. Recomendações